segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A origem do símbolo: @

Na Idade Média, os livros eram escritos à mão pelos copistas. Os copistas simplificavam o trabalho substituindo letras, palavras e nomes próprios por símbolos, sinais e abreviaturas, e o motivo era de ordem econômica: tinta e papel eram então valiosíssimos. Com o recurso do entrelaçamento de duas letras, os copistas criaram o símbolo @ para substituir a preposição latina ad, que tinha, entre outros, o sentido de em “casa de”.

Veio a imprensa, foram-se os copistas, mas o símbolo @ continuou a ser usado nos livros de contabilidade. O @ aparecia entre o número de unidades de mercadoria e o preço por exemplo: o registro contábil 10@£3 significava 10 unidades ao preço de 3 libras cada uma. Nessa época, o símbolo @ já ficou conhecido, em inglês, como at (a ou em).


No séc. XIX, nos portos da Catalunha, o comércio e a indústria procuravam imitar as práticas comerciais e mensuráveis dos ingleses. Como os espanhóis desconheciam o sentido que os ingleses atribuíam ao símbolo @ (a ou em), acharam que o símbolo seria uma unidade de peso. Para esse entendimento colaboraram duas coincidências: a unidade de peso comum para os espanhóis na época era arroba, cujo a inicial lembra a forma do símbolo; os carregamentos desembarcados vinham frequentemente em fardos de uma arroba.


As máquinas de escrever, na sua forma definitiva, começaram a ser comercializadas em 1874, nos Estados Unidos. O teclado tinha o símbolo comercial @, que sobreviveu nos teclados dos computadores. Em 1972, ao desenvolver o primeiro programa de correio eletrônico (e-mail), Ray Tomlinson aproveitou o sentido do símbolo @ (at), disponível no teclado, e utilizou-o entre o nome do usuário e o nome do provedor. Assim, Fulano@ProvedorX ficou significando Fulano no ProvedorX.

Em diversos idiomas, o símbolo @ficou com o nome de alguma coisa parecida com sua forma: em italiano, chiocciola (caracol); em sueco, snabel (tromba de elefante); em holandês: apestaart (rabo de macaco); noutros idiomas, tem o nome de um doce em forma circular: shtrudel, em Israel; strudel, na Áustria; pretzel, em vários países europeus.


Para mais informações Acesse : Curiosidades


terça-feira, 17 de novembro de 2015

Cultura da França

A cultura da França tem sido modelada por aspectos geográficos, eventos históricos e influência de grupos internos. O país, e sobretudo Paris, a capital, tem desempenhado um importante papel como espelho cultural da Europa (desde o século XVII) e do mundo (desde o século XIX). Desde o início do século XIX, a França também é um país exportador de cinema, moda e culinária, tendo influenciado grandemente o Ocidente também nos campos da política e economia. A cultura francesa, atualmente, é marcada por grandes diferenças socioeconômicas e regionais e por fortes tendências unionistas.
Estima-se que os franceses gastem em média 1.075 euros em suas atividades culturais. Segundo a mesma fonte, as atividades culturais mais procuradas pelos franceses são: cinema (50%), visitação de museus e monumentos (35%), visitas às exposições (25%), espetáculos amadores (20%), teatro (16%), circo (13%), parques temáticos (11%), espetáculos de Rock, de Jazz ou de Música clássica (9%) e Ópera (3%).

Literatura

Torre Eiffel,ícone da arquitetura francesa e
símbolo do país a nível internacional.

A França é o país com o maior número de Prémios Nobel de Literatura. Tanto os cidadãos franceses, como os francógrafos de outros países (como o belga Maurice Maeterlinck, o senegalés Léopold Sédar Senghor ou o luxemburguês Daniel Herrendorf), compõem o que se denomina como literatura francesa, que marcou a literatura de importantes autores, países e línguas. Tal é o caso do cubano Alejo Carpentier ou do denominado boom latino-americano.




Para mais informações acesse: Cultura Francesa







terça-feira, 10 de novembro de 2015

CINEMA

RETROSPECTIVA JEAN-LUC CINEMA GODARD   21.10   a 30.11

Sobre o filme

Retrospectiva que contemplará a exibição de sua filmografia completa, totalizando 104 obras entre longas, médias e curtas-metragens, séries, publicidades e trailers. Além da mostra, será ministrada palestra por um convidado internacional, mesas-redondas e curso. Curadoria: Eugênio Pupo.
Baixe o programa aqui Programa Godard ou consulte a programação no rodapé desta página.

Mais sobre o curso “Godard Entre Nós” (1960-1970)

O curso parte da seguinte interrogação: de que forma a obra de Godard foi divulgada, promovida, popularizada, absorvida e retrabalhada pelo meio cinematográfico brasileiro (especificamente o carioca) entre os anos 1960-70? Isto é, desde a estreia de Acossado (A bout de souffle, 1959), até o envolvimento de Godard com o Grupo Dziga Vertov e seu “desaparecimento” do circuito exibidor comercial.
Nas duas aulas, serão examinadas a distribuição e a exibição dos filmes de Godard no Rio de Janeiro; as polêmicas travadas pela crítica; e, por fim, o próprio diálogo entre os cineastas brasileiros e a filmografia godardiana, o que inclui a produção de reflexões teóricas, a ideia de “cinema de autor” e a realização de filmes. Como fio condutor, e dentro do recorte temporal proposto (1960-70), o curso acompanhará cronologicamente a chegada das obras de Godard ao circuito carioca, seja em festivais, estreias comerciais ou sessões especiais, e as reações no meio cinematográfico geradas a partir desse conjunto.

Saiba mais sobre Cinema Godard acesse CCBB.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

4 coisas que os brasileiros fazem melhor que os estrangeiros:
Os brasileiros são conhecidos por muitas coisas, sua generosidade, vitalidade e animação. O nosso país é conhecido lá fora por ser um dos países mais peculiares do mundo. O Brasil tem experimentado pouca influência externa de outros países em aspectos primários de sua cultura.

1-São mais amigáveis, a hospitalidade do brasileiro chama a atenção de turistas de todo o mundo. Muitas pessoas de outros países se assustam quando alguma pessoa estranha inicia uma conversa descontraída mesmo sem conhecer a pessoa. Não é um hábito visto com frequência fora do Brasil.
2-Cordialidade, O nosso povo valoriza o contato visual para estabelecer relações cordiais. Algo que é uma característica do Brasil é a demonstração pública de afeto.
3-São diretos e expressivos, a objetividade dos brasileiros pode causar um susto. Pode ofender ou agradar o estrangeiro, dependendo da situação. O nosso povo é direto em suas discussões, quer se trate de um relacionamento, uma proposta de negócio, ou se uma determinada cor fica bem em você.
4-Humor, Não é atoa que o Brasil, apesar de todos os problemas tem sua população considerada como uma das mais felizes do mundo. O brasileiro sabe como criar o equilíbrio certo entre trabalho e lazer e são capazes desfrutar de uma variedade de atividades de lazer sem experimentar qualquer culpa do que eles “devem” estar fazendo.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Cultura Reino Unido

Com a Orquestra Filarmônica de Londres, o Reino Unido é um país culturalmente desenvolvido em teatro e música.
A cultura do Reino Unido, também chamada "cultura britânica", pode ser descrita como o legado da história de um país insular desenvolvido, uma grande potência e, também, como o resultado da união política de quatro países, cada um conservando os seus elementos distintivos das tradições, costumes e simbolismos. Como resultado do domínio do Império Britânico, a influência da cultura britânica pode ser observada no idioma, nas tradições, nos costumes e nos sistemas jurídicos de muitas das suas antigas colônias.

Tradições

Os ingleses são conhecidos pelo seu amor incondicional ao chá das 5 horas da tarde, o chamado Five O'clock Tea. 
Também são famosos por serem os criadores do futebol e pelo seu fanatismo pelo criquet, um dos desportos ingleses por excelência. De qualquer forma, há muitas outras tradições e costumes em Inglaterra.Um dado a ter em consideração é que os ingleses são bastante disciplinados e esquisitos com as boas maneiras. 
Os ingleses dão uma grande importância à saudação na vida quotidiana. Trata-se, geralmente, de um aperto de mãos, quer entre homens quer mulheres, pois o beijo na face apenas se usa entre pessoas muito próximas.

Outras tradições e costumes de Inglaterra têm a ver com os seus pratos típicos. O prato principal é peixe com batatas, destacando-se também a carne de vaca, o cabrito, o frango, sanduíches e legumes. Quando se fala de bebidas, o chá fica claramente em primeiro lugar, embora os ingleses também bebam café, cerveja amarga, whisky e vinho.
Os locais onde os ingleses se reúnem mais frequentemente com amigos para beber uns copos são as public houses, mais conhecidas por pubs. Os pubs são um símbolo da vida social em Inglaterra, onde se come, bebe, conversa e relaxa.

Este país conta com várias superstições. Tocar na madeira, encontrar trevos de quatro folhas, guardar dinheiro nos bolsos de uma peça nova, cortar o cabelo no quarto crescente e cruzar-se com um gato preto (ao contrário das crenças de outros países) são considerados sinais de boa sorte. Por outro lado, a má sorte está associada a passar por baixo de uma escada, derramar sal na mesa, partir um espelho e abrir um guarda-chuva dentro de um quarto.

Para mais informações acesse: Cultura Reino Unido

terça-feira, 20 de outubro de 2015

5 sites mais visitados da internet:

Quando você abre o navegador do seu computador, qual o primeiro site que você visita, Facebook? Youtube? Muita gente é metódica até nisso e a primeira coisa que faz quando entra na internet é, por exemplo, checar a caixa de emails. Até na hora das buscas há uma concorrência. Qual buscador você prefere? Google? Yahoo? Embora haja toda essa diversidade e possibilidade de múltipla escolha, uma coisa é certa, a internet é um dos maiores mercados (se não o maior) em circulação. Tanto em questão de informações quanto de dinheiro. Mas você sabe quais são os sites mais visitados da internet? Veja:
5º – Amazon.com
A plataforma de vendas foi uma das pioneiras no e-commerce e hoje ainda mantém o posto de uma das maiores do seguimento. As vendas do site englobam livros, CDs, eletrônicos, roupas, comida e games. O alcance do site é tão grande que há domínios especiais separados exclusivamente para países como Inglaterra, Japão e Canadá. A empresa foi fundada em 1994 e iniciou as vendas no Brasil alguns anos depois, em 2012.

4º – Yahoo.com
Depois do fortalecimento do Google, o Yahoo perdeu um pouco de seu espaço, porém, em países como EUA e Espanha,o Yahoo ainda está em plena forma e consegue bater um nível altíssimo de visitas. Além disso, aqui no Brasil, o site é famoso pelo Yahoo Respostas, que  todos mundo já acessou alguma vez na vida.

3º – YouTube.com

Já começamos a desconfiar de quem seja o primeiro colocado quando o maior site de vídeos do mundo é propriedade dele. Isso mesmo, o Youtube pertence ao gigantesco Google. Embora na atualidade venham surgindo várias outros serviços de streaming, o Youtube ainda é o maioral quando a questão envolve ver vídeos.

2º – Facebook.com

Dono de ¼ de todo o tráfego da internet, o Facebook só vem crescendo é dono do posto de maior rede social do mundo, desbancando twitter e instagram e tumblr. Mark Zuckerberg tem se mostrado extremamente inteligente na administração de sua presença digital, tornando o Facebook uma rede de novas possibilidades e facilidades.

1º – Google.com


O campeão, Google. Se não estamos dentro do site, ainda sim podemos estar em uma de suas vertentes. O chamado ‘oráculo’, diz tudo o que você precisa e acha tudo o que você quer em apenas um clique. Além de ser o maior, ainda é o mais visitado.

Cartas inéditas de Machado de Assis são doadas à Academia Brasileira de Letras

Publicado em  by Redação, nas categorias Almanaque Brasil CulturaBibliotecasCulturaCultura Popular,DestaquesLiteratura e com as tags ,,.

Um pequeno tesouro literário, guardado com esmero durante quatro gerações, veio a público nesta quinta-feira (15). Dezenas de documentos, fotos e 61 cartas do crítico e acadêmico José Veríssimo, recebidas do escritor Machado de Assis, foram entregues pela família de Veríssimo à Academia Brasileira de Letras (ABL).

Textos manuscritos, datados do início do século passado, e até uma fotografia e 12 cartas inéditas do patrono da Academia ficaram guardados por décadas em um antigo gaveteiro de madeira, que veio passando de geração em geração e, por último, estava no apartamento da aposentada Helena Araújo Lima Veríssimo, viúva do jornalista Jorge Luiz Veríssimo, um dos netos de José Veríssimo.



Foto inédita de Machado de Assis faz parte do acervo doado à Academia Brasileira de Letras (ABL) por herdeiros de José Veríssimo Fernando Frazão/Agência Brasil






Apesar do valor histórico e sentimental do material, a família achou melhor entregar a guarda dos documentos à ABL, que tem condições ideais para cuidar e preservar a coleção.

Edição: Fábio Massalli

Para mais informações clique aqui : Brasil Cultura

terça-feira, 13 de outubro de 2015


Seu modo de comer pode ter relação com a sua personalidade, sabia?

1 – Quem come devagar:

Esse indivíduo que não tem pressa de devorar o almoço é o tipo de pessoa que aprecia a refeição, que gosta de estar no controle das situações e que sabe como apreciar a vida. Ainda citando os aspectos positivos, quem come devagar costuma ser mais confiante também. Por outro lado, algumas pessoas comem devagar porque se sentem sem energia ou, ainda, porque estão tristes. A verdade é que o nosso estado de humor é um fator que afeta significativamente a forma como comemos. Nesse segundo grupo estão, portanto, as pessoas que comem devagar ocasionalmente. Com relação à saúde, sabe-se que quem come devagar tem uma diminuição da ingestão de calorias (ótimo para quem quer perder peso), fica saciado com mais facilidade e costuma gostar mais daquilo que come.
2– Quem come rápido:
São indivíduos rápidos em outras áreas, e costumam terminar tarefas antes do prazo final. De acordo com as especialistas, são pessoas capazes de realizarem várias tarefas ao mesmo tempo, têm uma noção saudável de competição e pensam de maneira mais rápida também. Quando o assunto envolve relacionamentos interpessoais, conseguem colocar as necessidades dos outros acima das próprias prioridades. O lado negativo desse tipo de personalidade é o fato de que, ao que tudo índica, quem come rápido demais nem sempre tem tempo para si mesmo. O ideal para essas pessoas é tentar desacelerar um pouco o ritmo das coisas e, claro, aprender a mastigar melhor, para facilitar a digestão.
3– Quem organiza a comida no prato:
 São pessoas organizadas e metódicas, que fazem de tudo para evitar conflitos e bagunça. No ambiente de trabalho, são profissionais cujas habilidades de organização rendem bons elogios. Em casa, acabam ficando com a maioria dos afazeres domésticos, e se precisam dividir tarefas entre várias pessoas, conseguem fazer isso com maestria. O alerta aqui é no sentido de que essa mania de organização pode virar uma compulsão, o que é um grande fator de stress. Ser flexível é sempre um bom negócio.

4– Quem vê a comida como uma experiência gastronômica:

São pessoas que não têm medo de novos desafios, pelo contrário, ficam felizes quando eles chegam. Têm ânimo para tudo e não fazem careta diante de um prato de grilos torrados ou quando descobrem que o itinerário de viagem vai ter que ser alterado. O conselho aqui é tentar entender que nem todo mundo aceita se arriscar com tanta frequência e sem medo. Bancar o chato que só fala de comida ou o aventureiro que quer convencer o povo do escritório a escalar o Everest pode comprometer a vida social desses indivíduos. Uma pitada de bom senso sempre cai bem.
5– Quem escolhe muito bem aquilo que come:
É aquela pessoa que, quando almoça na casa de alguém diferente, já pergunta se tem alho no arroz, abobrinha no caldo de legumes e folhas de louro no feijão. Se vêm um pedacinho de cebola, faz questão de tirar os vestígios da pobre coitada e deixá-los do ladinho do prato, junto de outras migalhas de salsinha, cebolinha e temperos em geral. Já ouviu falar em pessoas de paladar infantil? Pois bem. É neste tópico que elas se encaixam. Preferem comer o bom e velho feijão com arroz de sempre a experimentar um risoto diferente. De acordo com as especialistas, há uma grande chance de que essas pessoas sejam cheias de restrições em outros aspectos de sua vida também. Pesquisas feitas com quem simplesmente não conseguem experimentar alimentos diferentes já mostraram que isso tem relação com traços de personalidade de pessoas ansiosas e com tendências ao neuroticismo.
 6 – Quem come item por item:

Ao que tudo indica, essa pessoa é extremamente bem organizada e orientada em relação a seus objetivos, sempre pensando muito antes de dizer alguma coisa ou tomar alguma decisão importante. Para as especialistas, esse indivíduo costuma fazer as tarefas que precisam ser feitas de maneira eficiente e organizada. Não é do tipo que deixa coisas inacabadas e só começa a fazer outra atividade depois de terminar a que estava fazendo antes.

terça-feira, 6 de outubro de 2015




 Cinco mitos sobre Corpo Humano


-É perigoso despertar um sonâmbulo?

Não existe nenhuma ocorrência de algum sonâmbulo ter morrido ou ter tido algum tipo de ataque por ter sido acordado. É menos prejudicial acordar um sonâmbulo do que deixar que ele circule pela casa, podendo se magoar ou causar algum tipo de dano físico.

-Se arrancar um cabelo branco podem crescer dois?

Cada cabelo é originado no folículo e não é possível que cresçam dois cabelos num mesmo folículo. Isto explica a razão porque não crescerão dois cabelos brancos se arrancar um. O que acontece é que, se já lhe apareceu um cabelo branco, mais tarde ou mais cedo irão aparecer outros!

-Se barbear muitas vezes terá pelos mais grossos e mais rapidamente?

Se assim fosse, já teria sido encontrada a cura para a calvície e falta de cabelo nos homens, diz o Dr. Aaron Carroll. Quando a barba começa a crescer dá a sensação que ela é mais áspera, mas depois dos pelos terem crescido, apercebemo-nos que os pelos são exatamente iguais aos pelos anteriores.

-Usamos apenas 10% do nosso cérebro?

Não, não usamos apenas 10% do cérebro. Um especialista em neurociência, Barry Beyerstein,descobriu que isto não passa de um mito e que é totalmente mentira. Se apenas usássemos 10% do nosso cérebro, todas as pessoas que haviam sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), não teriam qualquer dano no cérebro.
Além disso, os exames ao cérebro, os TAC (Tomografia Axial Computadorizada), revelam que não existem áreas do cérebro que estão inativas, também isto mais uma prova que afinal não usamos apenas 10% do cérebro!

-Após a morte, os cabelos e as unhas continuam a crescer?

Apesar de existirem algumas pessoas que insistem em dizer que as unhas e os cabelos continuam a crescer durante alguns dias, após a morte de uma pessoa, este fato é totalmente mentira. O que acontece é uma mera ilusão de óptica, já que o corpo vai definhando, criando a ilusão que as unhas e os cabelos ficam maiores.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sangue de bêbado pega fogo?
Não, é impossível. Muito antes de isso acontecer, você já estaria morto. Para a maioria das pessoas, a dose letal é de 5 g de álcool por litro de sangue. É uma quantidade boa pra matar, mas ínfima para gerar combustão. A maioria das bebidas não possui teor alcoólico suficiente para se incendiarem nem mesmo na garrafa, quanto mais no sangue, onde o álcool acaba diluído. Para ter uma ideia, uma cerveja comum tem cerca de 5% de álcool, tequila e vodca têm em torno de 40% e a cachaça gira em torno de 50%. Além disso, mesmo com uma concentração absurda de álcool, dificilmente você teria calor suficiente para gerar combustão. E se fosse possível tirar o sangue do corpo, saturá-lo de álcool e aquecê-lo? Aí haveria uma chance. Seria quase como "flambar" o sangue - técnica culinária feita geralmente com vinho, que tem apenas 12% de teor alcoólico.

FONTES: Fábio Rodrigues, professor doutor no Instituto de Química da USP, e José Mauro Kutner, coordenador do Banco de Sangue do Hospital Israelita Albert Einstein.

10 Livros sobre cultura brasileira que você deve ler

Confira obras incríveis que possibilitam uma maior compreensão do povo brasileiro.

Uma das melhores formas de tentar compreender um povo é conferindo a sua literatura. E isso se aplica à cultura brasileira, que está perfeitamente documentada em uma série de livros, contos, poemas, peças teatrais e demais produções artísticas. Algumas delas são competentes registros das características únicas de suas épocas, trazendo olhares privilegiados sobre o que pensava a sociedade e como ela agia.
Que tal conhecer mais profundamente a história cultural do Brasil através da literatura? Veja 10 livros sobre cultura brasileira que você deve ler:

1. O CORTIÇO (ALUÍSIO AZEVEDO)
 O grande protagonista de "O Cortiço" é ele próprio, o local onde se agrega toda a série de personagens que compõem a narrativa. O autor Aluísio de Azevedo faz um retrato fiel de quem vive à margem da sociedade, geralmente esquecido pelos grandes romances, ao mesmo tempo em que oferece um olhar particular sobre as curiosidades e obsessões de brasileiros comuns da época.












2. DOM CASMURRO (MACHADO DE ASSIS)
Um dos títulos mais comentados da literatura, Dom Casmurro mostra os limites frágeis da condição humana a partir da sociedade brasileira. Trata-se de um dos primeiros experimentos com ficção moderna no Brasil e mostra como os conflitos particulares de personagens genuinamente brasileiros podem conduzir toda uma narrativa. Seu retrato da elite patriarcal serve de registro sobre como era esta parcela da sociedade na época.






Para mais informações acesse :Arte e Cultura


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Uma folha pode produzir energia elétrica?

Uma equipe de investigadores do Instituto Tecnológico de Massachussetts (M.I.T.) conseguiu produzir a primeira folha artificial com capacidade de fornecer energia elétrica suficiente para alimentar um lar durante um dia!
Investigadores do M.I.T. fizeram a proeza de criar uma folha que consegue fornecer energia elétrica.  Para fazê-lo utilizaram um pedaço de silício (com cerca de 8 centímetros), 4 litros de água, um catalisador (para aumentar a velocidade da reação química) e a luz do sol, conseguindo com a junção de tudo isto uma folha que é capaz de fornecer eletricidade para alimentar uma casa durante 24 horas. Esta impressionante invenção foi apresentada na Reunião Anual da Sociedade Americana de Química, na Califórnia, há alguns meses atrás. O líder da equipa de cientistas, relata que esta folha produzida artificialmente imita a fotossíntese, através da utilização de materiais convencionais.

          



A eletrólise, realizada através do catalisador de níquel e cobalto faz a separação do hidrogênio e oxigênio da água, fazendo a conversão da energia de uma forma 1000% mais eficiente que a fotossíntese de uma folha normal. Os compostos separados pela eletrólise, o oxigênio e hidrogênio, podem circular através de uma pilha de combustível para assim gerar energia elétrica ou gerar apenas calor.
Esta tecnologia poderá ser utilizada, por exemplo, como fonte energética em países menos desenvolvidos, como uma forma muito mais barata de fornecimento de energia elétrica.



Dança

Nova geração de coreógrafos é aposta da 'Temporada do Alfa'


A Temporada de Dança 2015 do Teatro Alfa está repleta de comemorações e mais reduzida. Porém, esta edição vem provar que “menos é mais”. Por enquanto, apenas as vendas das assinaturas já começaram.


Ballet du Grand Théâtre de Genève traz duas coreografias ao Brasil com seu elenco de 26 bailarinos
Foto: GTG / Vincent Lepresle / Divulgação

“Teremos duas companhias brasileiras e duas do exterior”, contabiliza João Carlos Couto, consultor da programação internacional de dança. Segundo ele, em doze anos a Temporada oscilou. “Umas vezes fizemos menos, outras mais. O fato de estar mais curta neste ano não significa que perdeu qualidade. Muito pelo contrário”, defende o consultor, para quem a vinda do Grupo Corpo é o ponto alto da mostra.

“Vamos festejar os 40 anos do Corpo. É sempre uma alegria recebê-los”, confessa ele ao lembrar que desde o início da história do evento o grupo mineiro se apresenta na Temporada. “É uma tradição. O público já espera por isto”. E complementa. “Sempre há grande expectativa para uma nova coreografia do Rodrigo Pederneiras. Mas, desta vez, ele traz também uma peça de Cassi Abranches”, pontua.



Para mais informações Arte e Cultura.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

17 Coisas que, acredite se quiser, são ilegais pelo mundo:
1 – Na Carolina do Norte, nos EUA, casais só podem reservar quartos em hotéis se forem casados. Namorados, por exemplo, devem se hospedar em acomodações diferentes.
2 – Na Tailândia, se uma mulher postar foto no estilo underboob, que é aquele que deixa à mostra a parte de baixo dos seios, ela pode ser condenada a pegar cinco anos de prisão.
3 – Se estiver de passagem pelo Canadá, melhor não quebrar o seu porquinho. Lá, as pessoas não podem pagar por uma compra com uma quantidade muito grande de moedas. No caso das moedinhas de 1 centavo, é permitido pagar contas usando, no máximo, 25 delas.
4 – Em Massachusetts, nos EUA, você não pode consumir bebida alcoólica em um restaurante, a não ser que esteja comendo também.
5 – Em algumas cidades dos estados norte-americanos de Louisiana, Alabama e Illinois os homens não podem sair às ruas com partes da cueca ou da pele da região do bumbum à mostra.
6 – Pessoas com menos de 18 anos não podem comprar algemas em Nova Jersey.
7 – Na Inglaterra, vender álcool para pessoas bêbadas é proibido.
8 – É ilegal cortar cactos no Arizona.
Veja as outras 9 coisas ilegais estão neste site:

Teatro

BAGACEIRA 15 ANOS – INTERIOR

O Grupo Bagaceira de Teatro, de Fortaleza, possui quinze anos de trajetória e é reconhecido nacionalmente devido à sua linguagem peculiar e aos seus espetáculos inovadores, que associam provocações visuais à criação de dramaturgias inéditas. Todos os integrantes são atores. No entanto, cada integrante possui inclinações diferentes e estas são respeitadas pelo grupo: dramaturgia, cenário, figurino, luz, dentre outras. O fruto disso é um repertório variado e inteiramente autoral, que reflete a disponibilidade em correr riscos.
Para a temporada no Centro Cultural Banco do Brasil, o Grupo Bagaceira de Teatro traz três peças que possuem uma grande questão em comum: a morte em vida. Personagens contraditórios, flutuantes e imprevisíveis que falam por nós, parecem adivinhar que nem sempre estamos vivos. Num embate entre vida e sobrevida, lutam para não ser medíocres, desafiam os fatos, superam a si mesmos, reinventam o mundo. Engolem a vida, para que não sejam engolidos por ela. Três peças. Em cada uma delas, uma forma distinta de aproximação. Três tentativas de nos alojarmos onde mais interessa: dentro das pessoas.

Temporada: 17.09 a 04.10, qua e quin, às 19h30 / sex a dom, às 17h30 e 19h30
Duração: 70 min.
INGRESSO
Inteira R$10 | Meia R$5
Para mas informações acesse : http://culturabancodobrasil.com.br/portal/bagaceira-15-anos/#local

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Curiosidades



Como surgiu o Teatro?

O teatro nada mais é do que uma manifestação artística que faz parte da história da humanidade. E é possível dizer que a ação dramática nasceu na Grécia no século VI A.C, como resultado das festas dionisíacas que eram realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade.

Mais informações de como surgiu uma das melhores diversões do mundo:




16 Lugares que você nunca viu

Existem lugares super interessantes e de extrema beleza no planeta Terra, que muitas pessoas nem imaginam que possam ser reais. Confira 16 lugares que você nunca viu e que parecem cenas de um filme de ficção.

Saiba mais:

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Terreirão Cultural promove circuito pelas rodas de samba no Rio de Janeiro

O Terreirão Cultural realiza o intercâmbio cultural “Na Rota dos Terreiros de Cultura Negra” pelo 11° ano consecutivo. De 10 a 12 de outubro, o próximo circuito conta com uma programação especial de bambas para conhecer e desfrutar o que há de melhor do samba carioca.
Essa viagem tem o objetivo de valorizar a cultura brasileira a partir de sua herança africana,para conhecer terreiros de Samba e as Velhas Guardas da cidade.
Onde seráo contemplados lugares consagrados como Cacique de Ramos,Pagode do Rena,Samba Trabalhador,as feijoadas nas quadras das escolas de samba e os ensaios.

A viagem sai por R$600 e as vagas são limitadas. Mais informações sobre o roteiro, transporte e hospedagem podem ser encontradas no evento do Terreirão.

Serviço

O QUE
“Na Rota dos Terreiros de Cultura Negra”

QUANTO
R$600

OBSERVAÇÃO
Estão inclusos: transporte terrestre ida e volta (SP/ RJ/ SP), hospedagem, três cafés da manhã e seguro viagem Para maiores informações, entrar em contato através do (11) 99405-8085 / (11) 94546-3428 ou familiabritto@ig.com.br (falar com Maria Helena ou Dicá).

sábado, 29 de agosto de 2015

17ª Bienal do Livro

17ª Bienal do Livro anuncia programação cultural.

 A Bienal do Livro Rio há 30 anos  é o maior evento literário do  país tendo o livro como astro principal.O evento também conta com a realização do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura,pela Lei estadual de incentivo à Cultura.
A 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro,que acontece entre os dias 3 e 13 de setembro de 2015,no Riocentro,na Av. Salvador Allende,6555- Barra da Tijuca.Valor do ingresso : R$ 16 (inteira) e R$ 8(meia) anunciou sua programação cultural. É o país homenageado será a Argentina e revelou um recorde duplo no que diz respeito aos convidados ,são mais de 200 autores de diversos estilos,entre eles 27 estrangeiros.

 Horários de Funcionamento
3 de setembro: 13h às 22h
7 de setembro (feriado): 10h às 22h
Durante a semana: 9h às 22h
Fins de semana: 10h às 22h

Informações e Vendas de ingressos:
+55 21 2441-9100
bienal@fagga.com.br
http://www.bienaldolivro.com.br/

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Arte e Cultura

Cultura
Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência. Esses aspectos, compartilhados entre os indivíduos que fazem parte deste grupo de convívio específico, refletem especificamente a realidade social desses sujeitos. Características como a linguagem, modo de se vestir em ocasiões específicas são algumas características que podem ser determinadas por uma cultura que acaba por ter como função possibilitar a cooperação e a comunicação entre aqueles que dela fazem parte

Arte
O principal problema na definição do que é arte é o fato de que esta definição varia com o tempo e de acordo com as várias culturas humanas. Devemos, pois, ter em mente que a própria definição de arte é uma construção cultural variável e sem significado constante. Até numa mesma época e numa mesma cultura pode haver múltiplas acepções do que é arte. Também é preciso lembrar que muito do que hoje chamamos de arte não era ou não é considerado como tal pelas culturas, diferentes da nossa, que a produziram, e o inverso também é verdadeiro: certas culturas podem produzir objetos artísticos que nós não reconhecemos como tais. As sociedades pré-industriais em geral não possuem ou possuíam sequer um termo para designar arte.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.