sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Arte e Cultura

Cultura
Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência. Esses aspectos, compartilhados entre os indivíduos que fazem parte deste grupo de convívio específico, refletem especificamente a realidade social desses sujeitos. Características como a linguagem, modo de se vestir em ocasiões específicas são algumas características que podem ser determinadas por uma cultura que acaba por ter como função possibilitar a cooperação e a comunicação entre aqueles que dela fazem parte

Arte
O principal problema na definição do que é arte é o fato de que esta definição varia com o tempo e de acordo com as várias culturas humanas. Devemos, pois, ter em mente que a própria definição de arte é uma construção cultural variável e sem significado constante. Até numa mesma época e numa mesma cultura pode haver múltiplas acepções do que é arte. Também é preciso lembrar que muito do que hoje chamamos de arte não era ou não é considerado como tal pelas culturas, diferentes da nossa, que a produziram, e o inverso também é verdadeiro: certas culturas podem produzir objetos artísticos que nós não reconhecemos como tais. As sociedades pré-industriais em geral não possuem ou possuíam sequer um termo para designar arte.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários:

  1. Pelos conhecimentos adquiridos acrescento que cultura é todo conhecimento popular de um determinado grupo de pessoas , cito que esse conceito não é único e trata de várias interpretações.

    ResponderExcluir
  2. Através da cultura podemos conhecer uma civilização, aprender um pouco sobre o convívio social, evolução, aspectos sócio-econômicos, de povos e culturas mesmo que não tenhamos convivido de forma direta com essa civilização.

    ResponderExcluir