A cultura da França tem sido modelada por aspectos geográficos, eventos históricos e influência de grupos internos. O país, e sobretudo Paris, a capital, tem desempenhado um importante papel como espelho cultural da Europa (desde o século XVII) e do mundo (desde o século XIX). Desde o início do século XIX, a França também é um país exportador de cinema, moda e culinária, tendo influenciado grandemente o Ocidente também nos campos da política e economia. A cultura francesa, atualmente, é marcada por grandes diferenças socioeconômicas e regionais e por fortes tendências unionistas.
Estima-se que os franceses gastem em média 1.075 euros em suas atividades culturais. Segundo a mesma fonte, as atividades culturais mais procuradas pelos franceses são: cinema (50%), visitação de museus e monumentos (35%), visitas às exposições (25%), espetáculos amadores (20%), teatro (16%), circo (13%), parques temáticos (11%), espetáculos de Rock, de Jazz ou de Música clássica (9%) e Ópera (3%).
Literatura
![]() |
Torre Eiffel,ícone da arquitetura francesa e
|
A França é o país com o maior número de Prémios Nobel de Literatura. Tanto os cidadãos franceses, como os francógrafos de outros países (como o belga Maurice Maeterlinck, o senegalés Léopold Sédar Senghor ou o luxemburguês Daniel Herrendorf), compõem o que se denomina como literatura francesa, que marcou a literatura de importantes autores, países e línguas. Tal é o caso do cubano Alejo Carpentier ou do denominado boom latino-americano.
Para mais informações acesse: Cultura Francesa
É possível ver nas redes sociais, que existe um grande apoio por parte dos brasileiros, ao acontecido na França. Porém, o acontecimento trágico em Mariana, aparentemente houve pouco caso, por parte dos mesmos. Esse é o povo brasileiro, sempre engajado em dar valor ao que acontece no exterior.
ResponderExcluirUma curiosidade interessante sobre um dos pontos atingindo na França o famoso Bataclan pode ser lido em: http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/bataclan-na-franca-agora-e-sinonimo-de-tragedia-no-brasil-lembra-jorge-amado-04w5c1sma7wymzqu75w0mjhny
ResponderExcluirDescreve que "casa francesa já abrigou feridos de guerra. Foi durante o conflito franco-prussiano (1870-1871)."
Com a revolução francesa uma nova idéia de arte surgiu , o iluminismo abriu a mente do povo , e a partir dos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, a frança mostrou ao mundo uma nova forma de pensar
ResponderExcluir