Um pequeno tesouro literário, guardado com esmero durante quatro gerações, veio a público nesta quinta-feira (15). Dezenas de documentos, fotos e 61 cartas do crítico e acadêmico José Veríssimo, recebidas do escritor Machado de Assis, foram entregues pela família de Veríssimo à Academia Brasileira de Letras (ABL).
Textos manuscritos, datados do início do século passado, e até uma fotografia e 12 cartas inéditas do patrono da Academia ficaram guardados por décadas em um antigo gaveteiro de madeira, que veio passando de geração em geração e, por último, estava no apartamento da aposentada Helena Araújo Lima Veríssimo, viúva do jornalista Jorge Luiz Veríssimo, um dos netos de José Veríssimo.
Foto inédita de Machado de Assis faz parte do acervo doado à Academia Brasileira de Letras (ABL) por herdeiros de José Veríssimo Fernando Frazão/Agência Brasil
Apesar do valor histórico e sentimental do material, a família achou melhor entregar a guarda dos documentos à ABL, que tem condições ideais para cuidar e preservar a coleção.
Edição: Fábio Massalli
Para mais informações clique aqui : Brasil Cultura
Esse grande brasileiro é considerado o maior nome da literatura do país de todos os tempos. Autor de romances, poesias e peças de teatro, além de crítico literário, Machado foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, nada mais justo do que expor as suas obras mesmo que sejam cartas para um publico que é adepto das suas poesias.
ResponderExcluirUm brilhante escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional, famoso por Dom Casmurro, Quincas Borda, entre outros, criador de peças, poesias, um verdadeiro marco enriquecedor para a cultura brasileira.
ResponderExcluir"O dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele".
ResponderExcluir"Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito".
Duas frases de Machado de Assis muito relevantes.