terça-feira, 27 de outubro de 2015

Cultura Reino Unido

Com a Orquestra Filarmônica de Londres, o Reino Unido é um país culturalmente desenvolvido em teatro e música.
A cultura do Reino Unido, também chamada "cultura britânica", pode ser descrita como o legado da história de um país insular desenvolvido, uma grande potência e, também, como o resultado da união política de quatro países, cada um conservando os seus elementos distintivos das tradições, costumes e simbolismos. Como resultado do domínio do Império Britânico, a influência da cultura britânica pode ser observada no idioma, nas tradições, nos costumes e nos sistemas jurídicos de muitas das suas antigas colônias.

Tradições

Os ingleses são conhecidos pelo seu amor incondicional ao chá das 5 horas da tarde, o chamado Five O'clock Tea. 
Também são famosos por serem os criadores do futebol e pelo seu fanatismo pelo criquet, um dos desportos ingleses por excelência. De qualquer forma, há muitas outras tradições e costumes em Inglaterra.Um dado a ter em consideração é que os ingleses são bastante disciplinados e esquisitos com as boas maneiras. 
Os ingleses dão uma grande importância à saudação na vida quotidiana. Trata-se, geralmente, de um aperto de mãos, quer entre homens quer mulheres, pois o beijo na face apenas se usa entre pessoas muito próximas.

Outras tradições e costumes de Inglaterra têm a ver com os seus pratos típicos. O prato principal é peixe com batatas, destacando-se também a carne de vaca, o cabrito, o frango, sanduíches e legumes. Quando se fala de bebidas, o chá fica claramente em primeiro lugar, embora os ingleses também bebam café, cerveja amarga, whisky e vinho.
Os locais onde os ingleses se reúnem mais frequentemente com amigos para beber uns copos são as public houses, mais conhecidas por pubs. Os pubs são um símbolo da vida social em Inglaterra, onde se come, bebe, conversa e relaxa.

Este país conta com várias superstições. Tocar na madeira, encontrar trevos de quatro folhas, guardar dinheiro nos bolsos de uma peça nova, cortar o cabelo no quarto crescente e cruzar-se com um gato preto (ao contrário das crenças de outros países) são considerados sinais de boa sorte. Por outro lado, a má sorte está associada a passar por baixo de uma escada, derramar sal na mesa, partir um espelho e abrir um guarda-chuva dentro de um quarto.

Para mais informações acesse: Cultura Reino Unido

terça-feira, 20 de outubro de 2015

5 sites mais visitados da internet:

Quando você abre o navegador do seu computador, qual o primeiro site que você visita, Facebook? Youtube? Muita gente é metódica até nisso e a primeira coisa que faz quando entra na internet é, por exemplo, checar a caixa de emails. Até na hora das buscas há uma concorrência. Qual buscador você prefere? Google? Yahoo? Embora haja toda essa diversidade e possibilidade de múltipla escolha, uma coisa é certa, a internet é um dos maiores mercados (se não o maior) em circulação. Tanto em questão de informações quanto de dinheiro. Mas você sabe quais são os sites mais visitados da internet? Veja:
5º – Amazon.com
A plataforma de vendas foi uma das pioneiras no e-commerce e hoje ainda mantém o posto de uma das maiores do seguimento. As vendas do site englobam livros, CDs, eletrônicos, roupas, comida e games. O alcance do site é tão grande que há domínios especiais separados exclusivamente para países como Inglaterra, Japão e Canadá. A empresa foi fundada em 1994 e iniciou as vendas no Brasil alguns anos depois, em 2012.

4º – Yahoo.com
Depois do fortalecimento do Google, o Yahoo perdeu um pouco de seu espaço, porém, em países como EUA e Espanha,o Yahoo ainda está em plena forma e consegue bater um nível altíssimo de visitas. Além disso, aqui no Brasil, o site é famoso pelo Yahoo Respostas, que  todos mundo já acessou alguma vez na vida.

3º – YouTube.com

Já começamos a desconfiar de quem seja o primeiro colocado quando o maior site de vídeos do mundo é propriedade dele. Isso mesmo, o Youtube pertence ao gigantesco Google. Embora na atualidade venham surgindo várias outros serviços de streaming, o Youtube ainda é o maioral quando a questão envolve ver vídeos.

2º – Facebook.com

Dono de ¼ de todo o tráfego da internet, o Facebook só vem crescendo é dono do posto de maior rede social do mundo, desbancando twitter e instagram e tumblr. Mark Zuckerberg tem se mostrado extremamente inteligente na administração de sua presença digital, tornando o Facebook uma rede de novas possibilidades e facilidades.

1º – Google.com


O campeão, Google. Se não estamos dentro do site, ainda sim podemos estar em uma de suas vertentes. O chamado ‘oráculo’, diz tudo o que você precisa e acha tudo o que você quer em apenas um clique. Além de ser o maior, ainda é o mais visitado.

Cartas inéditas de Machado de Assis são doadas à Academia Brasileira de Letras

Publicado em  by Redação, nas categorias Almanaque Brasil CulturaBibliotecasCulturaCultura Popular,DestaquesLiteratura e com as tags ,,.

Um pequeno tesouro literário, guardado com esmero durante quatro gerações, veio a público nesta quinta-feira (15). Dezenas de documentos, fotos e 61 cartas do crítico e acadêmico José Veríssimo, recebidas do escritor Machado de Assis, foram entregues pela família de Veríssimo à Academia Brasileira de Letras (ABL).

Textos manuscritos, datados do início do século passado, e até uma fotografia e 12 cartas inéditas do patrono da Academia ficaram guardados por décadas em um antigo gaveteiro de madeira, que veio passando de geração em geração e, por último, estava no apartamento da aposentada Helena Araújo Lima Veríssimo, viúva do jornalista Jorge Luiz Veríssimo, um dos netos de José Veríssimo.



Foto inédita de Machado de Assis faz parte do acervo doado à Academia Brasileira de Letras (ABL) por herdeiros de José Veríssimo Fernando Frazão/Agência Brasil






Apesar do valor histórico e sentimental do material, a família achou melhor entregar a guarda dos documentos à ABL, que tem condições ideais para cuidar e preservar a coleção.

Edição: Fábio Massalli

Para mais informações clique aqui : Brasil Cultura

terça-feira, 13 de outubro de 2015


Seu modo de comer pode ter relação com a sua personalidade, sabia?

1 – Quem come devagar:

Esse indivíduo que não tem pressa de devorar o almoço é o tipo de pessoa que aprecia a refeição, que gosta de estar no controle das situações e que sabe como apreciar a vida. Ainda citando os aspectos positivos, quem come devagar costuma ser mais confiante também. Por outro lado, algumas pessoas comem devagar porque se sentem sem energia ou, ainda, porque estão tristes. A verdade é que o nosso estado de humor é um fator que afeta significativamente a forma como comemos. Nesse segundo grupo estão, portanto, as pessoas que comem devagar ocasionalmente. Com relação à saúde, sabe-se que quem come devagar tem uma diminuição da ingestão de calorias (ótimo para quem quer perder peso), fica saciado com mais facilidade e costuma gostar mais daquilo que come.
2– Quem come rápido:
São indivíduos rápidos em outras áreas, e costumam terminar tarefas antes do prazo final. De acordo com as especialistas, são pessoas capazes de realizarem várias tarefas ao mesmo tempo, têm uma noção saudável de competição e pensam de maneira mais rápida também. Quando o assunto envolve relacionamentos interpessoais, conseguem colocar as necessidades dos outros acima das próprias prioridades. O lado negativo desse tipo de personalidade é o fato de que, ao que tudo índica, quem come rápido demais nem sempre tem tempo para si mesmo. O ideal para essas pessoas é tentar desacelerar um pouco o ritmo das coisas e, claro, aprender a mastigar melhor, para facilitar a digestão.
3– Quem organiza a comida no prato:
 São pessoas organizadas e metódicas, que fazem de tudo para evitar conflitos e bagunça. No ambiente de trabalho, são profissionais cujas habilidades de organização rendem bons elogios. Em casa, acabam ficando com a maioria dos afazeres domésticos, e se precisam dividir tarefas entre várias pessoas, conseguem fazer isso com maestria. O alerta aqui é no sentido de que essa mania de organização pode virar uma compulsão, o que é um grande fator de stress. Ser flexível é sempre um bom negócio.

4– Quem vê a comida como uma experiência gastronômica:

São pessoas que não têm medo de novos desafios, pelo contrário, ficam felizes quando eles chegam. Têm ânimo para tudo e não fazem careta diante de um prato de grilos torrados ou quando descobrem que o itinerário de viagem vai ter que ser alterado. O conselho aqui é tentar entender que nem todo mundo aceita se arriscar com tanta frequência e sem medo. Bancar o chato que só fala de comida ou o aventureiro que quer convencer o povo do escritório a escalar o Everest pode comprometer a vida social desses indivíduos. Uma pitada de bom senso sempre cai bem.
5– Quem escolhe muito bem aquilo que come:
É aquela pessoa que, quando almoça na casa de alguém diferente, já pergunta se tem alho no arroz, abobrinha no caldo de legumes e folhas de louro no feijão. Se vêm um pedacinho de cebola, faz questão de tirar os vestígios da pobre coitada e deixá-los do ladinho do prato, junto de outras migalhas de salsinha, cebolinha e temperos em geral. Já ouviu falar em pessoas de paladar infantil? Pois bem. É neste tópico que elas se encaixam. Preferem comer o bom e velho feijão com arroz de sempre a experimentar um risoto diferente. De acordo com as especialistas, há uma grande chance de que essas pessoas sejam cheias de restrições em outros aspectos de sua vida também. Pesquisas feitas com quem simplesmente não conseguem experimentar alimentos diferentes já mostraram que isso tem relação com traços de personalidade de pessoas ansiosas e com tendências ao neuroticismo.
 6 – Quem come item por item:

Ao que tudo indica, essa pessoa é extremamente bem organizada e orientada em relação a seus objetivos, sempre pensando muito antes de dizer alguma coisa ou tomar alguma decisão importante. Para as especialistas, esse indivíduo costuma fazer as tarefas que precisam ser feitas de maneira eficiente e organizada. Não é do tipo que deixa coisas inacabadas e só começa a fazer outra atividade depois de terminar a que estava fazendo antes.

terça-feira, 6 de outubro de 2015




 Cinco mitos sobre Corpo Humano


-É perigoso despertar um sonâmbulo?

Não existe nenhuma ocorrência de algum sonâmbulo ter morrido ou ter tido algum tipo de ataque por ter sido acordado. É menos prejudicial acordar um sonâmbulo do que deixar que ele circule pela casa, podendo se magoar ou causar algum tipo de dano físico.

-Se arrancar um cabelo branco podem crescer dois?

Cada cabelo é originado no folículo e não é possível que cresçam dois cabelos num mesmo folículo. Isto explica a razão porque não crescerão dois cabelos brancos se arrancar um. O que acontece é que, se já lhe apareceu um cabelo branco, mais tarde ou mais cedo irão aparecer outros!

-Se barbear muitas vezes terá pelos mais grossos e mais rapidamente?

Se assim fosse, já teria sido encontrada a cura para a calvície e falta de cabelo nos homens, diz o Dr. Aaron Carroll. Quando a barba começa a crescer dá a sensação que ela é mais áspera, mas depois dos pelos terem crescido, apercebemo-nos que os pelos são exatamente iguais aos pelos anteriores.

-Usamos apenas 10% do nosso cérebro?

Não, não usamos apenas 10% do cérebro. Um especialista em neurociência, Barry Beyerstein,descobriu que isto não passa de um mito e que é totalmente mentira. Se apenas usássemos 10% do nosso cérebro, todas as pessoas que haviam sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), não teriam qualquer dano no cérebro.
Além disso, os exames ao cérebro, os TAC (Tomografia Axial Computadorizada), revelam que não existem áreas do cérebro que estão inativas, também isto mais uma prova que afinal não usamos apenas 10% do cérebro!

-Após a morte, os cabelos e as unhas continuam a crescer?

Apesar de existirem algumas pessoas que insistem em dizer que as unhas e os cabelos continuam a crescer durante alguns dias, após a morte de uma pessoa, este fato é totalmente mentira. O que acontece é uma mera ilusão de óptica, já que o corpo vai definhando, criando a ilusão que as unhas e os cabelos ficam maiores.