Confira obras incríveis que possibilitam uma maior compreensão do povo brasileiro.
Uma das melhores formas de tentar compreender um povo é conferindo a sua literatura. E isso se aplica à cultura brasileira, que está perfeitamente documentada em uma série de livros, contos, poemas, peças teatrais e demais produções artísticas. Algumas delas são competentes registros das características únicas de suas épocas, trazendo olhares privilegiados sobre o que pensava a sociedade e como ela agia.
Que tal conhecer mais profundamente a história cultural do Brasil através da literatura? Veja 10 livros sobre cultura brasileira que você deve ler:

O grande protagonista de "O Cortiço" é ele próprio, o local onde se agrega toda a série de personagens que compõem a narrativa. O autor Aluísio de Azevedo faz um retrato fiel de quem vive à margem da sociedade, geralmente esquecido pelos grandes romances, ao mesmo tempo em que oferece um olhar particular sobre as curiosidades e obsessões de brasileiros comuns da época.

2. DOM CASMURRO (MACHADO DE ASSIS)
Um dos títulos mais comentados da literatura, Dom Casmurro mostra os limites frágeis da condição humana a partir da sociedade brasileira. Trata-se de um dos primeiros experimentos com ficção moderna no Brasil e mostra como os conflitos particulares de personagens genuinamente brasileiros podem conduzir toda uma narrativa. Seu retrato da elite patriarcal serve de registro sobre como era esta parcela da sociedade na época.
Para mais informações acesse :Arte e Cultura
Livros tradicionais que pelo menos um, qualquer pessoa que estudou literatura no antigo ginásio foi obrigado a ler para fazer prova.
ResponderExcluirEu nunca li nenhum desses livros, salvo trechos em testes ou provas. rs :D
ExcluirVale lembrar que os escritores mais consagrados da nossa literatura são aqueles que relatam a luta pela sobrevivência daqueles que formam a população nos nossos diversos estados.
ResponderExcluirSão opções de leitura bem referenciadas e com bastante indicações de leitura pelos professores de português à décadas.
ResponderExcluir